quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Um legado para as novas gerações

 


Apesar da Declaração dos Direitos dos Animais da UNESCO –ONU ter sido proclamada em janeiro de 1978, percebe-se que hoje, mais do que nunca, fala-se em proteção aos animais através dos meios de comunicação social e rodas de conversa. Autora atenta e preocupada com a causa, Marisa B. Krás Borges não poderia ignorar o assunto. Vegetariana há 25 anos, a jornalista tem uma natureza muito ligada ao tratamento ético com os animais.

“Em 2019, chegou João Vicente, o nosso primeiro neto e isso fez com que eu começasse a pensar no legado ou ensinamentos que deveríamos deixar aos nossos netos e futuras gerações com relação à proteção dos animais. Surgiu então o e-book Duda de Yorkshore e sua turma ensinam cuidados com os cães com a colaboração técnica da Medica Veterinária Dra. Patrícia Ferreira da Silva e da vereadora Lourdes Sprenger de Porto Alegre, eleita pela causa animal”, explica a autora.

Na obra, a personagem Duda e seus amigos, universo narrativo criado em 2013 e que deu origem a uma trilogia de livros (saiba mais neste link externo) compartilham conhecimentos básicos de cuidados com os cães. O objetivo é despertar e cultivar nas crianças o amor pelos animais (que já é inato), o zelo pela saúde e cuidados gerais através de dicas fáceis. As ilustrações atrativas de Sérgio dos Santos Jr. fazem deste livro uma leitura divertida e educativa. O livro foi lançado em formato digital em agosto de 2020 pela Amazon e, mais tarde, em formato físico, disponível diretamente com a autora em suas redes sociais ou pelo site indicado acima.

Duda de Yorkshore e sua turma ensinam cuidados com os cães é uma leitura rica em informações que promovem o cuidado responsável e correto das crianças com seus cachorros de estimação, além de auxiliar pais e educadores na pedagogia do cuidado.

Sobre a autora
Marisa B. Krás Borges nasceu em Montevidéu, Uruguai e mora no Brasil desde 1978. Administradora de empresas, gestora ambiental, jornalista e escritora, reside em Porto Alegre, com o seu marido Jaime, com quem tem dois filhos, Adrian e Karen, e um neto chamado João Vicente. Dedica-se ao jornalismo para profissionais de turismo desde 2007. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Redação do Jornal Sierramar Turismo no Mercosul. É autora dos livros Duda de Yorkshore (vol. 1)Duda de Yorkshore em família (vol. 2) e Duda de Yorkshore de volta ao reino (vol. 3), criados por inspiração em sua cachorrinha Duda.


Edição Vitor Diel ( Literatura RS;)
Arte : Giovani Urio sobre foto de arquivo pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário